As perturbações da comunicação podem ser congénitas ou adquiridas, sendo que os terapeutas da fala intervêm em atrasos no desenvolvimento da linguagem, em perturbações neurológicas adquiridas (ex. afasia), perturbações motoras da fala (ex. disartrias), perturbações da deglutição (disfagia), perturbações da leitura e escrita, nas alterações da voz (disfonia), entre outras.
Na NeuroVida contamos com uma equipa que determina as potenciais causas das dificuldades de comunicação e/ou deglutição e, após uma avaliação pormenorizada, definide uma abordagem terapêutica. A nossa equipa, especializada na reabilitação neurológica, actua com recurso a tecnologias inovadoras e complementares, como por exemplo, rTMS, TDCS e softwares de apoio à comunicação.
Os utentes acompanhados no Serviço de Terapia da Fala, têm ao dispor um conjunto de programas específicos, integrados numa equipa multidisciplinar, adaptados a cada condição clínica.
Estes programas poderão ser dirigidos a adultos que tenham sofrido AVC, Traumatismo Crâneo-Encefálico ou que tenham outras doenças como, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, e alguns quadros de Demência. Adicionalmente existem programas específicos para intervenção com crianças com alterações do desenvolvimento da linguagem e fala, da aprendizagem da leitura e escrita, ou com doenças neurológicas.