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Dificuldades de Aprendizagem

As Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) são perturbações do neurodesenvolvimento, com início na idade escolar, caracterizadas por dificuldades persistentes na aquisição de competências académicas-chave, como a leitura precisa e fluente de palavras isoladas, a compreensão leitora, a expressão escrita e ortografia, cálculo aritmético e raciocínio matemático. O diagnóstico de DAE só poderá ser efetuado depois de descartados outros problemas médicos (visão, audição, doenças neurológicas) e aferida a adequação do processo de ensino-aprendizagem. Estas dificuldades têm, igualmente, de ser inesperadas em relação à competência cognitiva global, pelo que é fundamental a avaliação cognitiva para garantir que as dificuldades encontradas pela criança não se devem a alterações cognitivas globais e sim a uma DAE.

Dentro das DAE, podem identificar-se três grandes grupos: dificuldades na leitura (precisão da leitura de palavras, fluência e compreensão leitora), dificuldade na expressão escrita (precisão ortográfica, precisão na gramática e pontuação e clareza ou organização da expressão escrita) e dificuldades na matemática (sentido de número, memorização de factos numéricos, cálculo preciso e fluente e precisão no raciocínio matemático).

A Nossa Abordagem

Na clínica Neurovida encontrará uma equipa multidisciplinar preparada e um programa de atenção personalizado às necessidades de cada paciente, denominado NeuroLearning.

O processo de avaliação do NeuroLearning é abrangente, incluido:

- Estudos Neurofisiológicos (EEG - Brain Mapping): com este estudo vamos analisar as condições actuais do cérebro de cada paciente, diagnosticando com maior precisão as possíveis causas das patologias.

- Avaliação Neuropsicológica Completa: permite avaliar todas as capacidades do cérebro bem como a sua inteligência, separando-o em diferentes módulos e avaliando o estado actual.

- Outras avaliações clínicas: em alguns casos, quando é considerado necessário, podem ser realizadas avaliações por Terapia da Fala ou Terapia Ocupacional, com o objectivo de fazer um diagnóstico preciso de algumas patologias.

O programa NeuroLearning está dividido em diferentes módulos e é adaptado às necessidades do paciente em todos e cada um deles (módulo de memória, módulo de atenção, entre outros). O efeito do tratamento é cumulativo, pelo que a eficácia é mais perceptível à medida que os varios módulos são concluídos.

Os principais benefícios do programa NeuroLearning são os seguintes:

- Livre de fármacos e dos seus respectivos efeitos secundários.

- Atua sobre as causas das dificuldades da criança e não apenas sobre os sintomas

- Fornece instrumentos para combater as dificuldades e obter melhores resultados académicos

- Diminui os efeitos das Dificuldades de Aprendizagem Específicas

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