Consiste em alterações no neurodesenvolvimento típico, nomeadamente atraso na aquisição a linguagem, em aprender a caminar, na manipulação de objetos, entre outras e que são consequência de alterações estruturais ou funcionais do cérebro, ocorridas em algum momento da concepção, gravidez, nascimento ou crescimento e diferenciação precoce de etiologia genética, metabólica, infecciosa, traumática, etc. Adicionalmente, o seu denominador comum consiste o atraso da aquisição de capacidades psicomotoras, da comunicação e/ou da socialização. Independentemente da causa (que pode demorar a ser diagnosticada), o tratamento principal é a estimulação precoce, organizada em programas multidisciplinares mas adaptada às necesidades e dificuldades do caso em particular.
Tem sido demonstrado que os Programas de Estimulação Precoce e Intervenção Multifatorial têm maiores taxas de sucesso no desenvolvimento de:
Na Neurovida, temos desenvolvido um programa individual, no qual participam as participan valencias de Psicomotricidade-Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia de fala e estimulação cognitiva com a participação de Neuropsicólogos e supervisão médica contínua, a que designamos Programa NEUROJÚNIOR.
O NeuroJúnior é um programa especialmente criado a pensar nos mais novos, destinado a crianças com Atraso do Desenvolvimento Psicomotor na faixa etária dos 0 aos 5 anos.
A nossa abordagem é uma resposta integrada ao problema da prematuridade e do atraso do desenvolvimento psicomotor. Este programa associa técnicas especializadas de:
Na Clínica NeuroVida, a criança e a sua família serão acompanhados por profissionais especializados ao longo de todo o processo clínico. Poderá contar com uma avaliação aprofundada e cuidada, elaboração de um plano individual de reabilitação adequado às necessidades de cada criança/adolescente, e um tratamento exclusivo e personalizado, em parceria com a família.